You are currently viewing Estás a ficar em stress com a transição para o Ensino Superior?
Estás a ficar em stress com a transição para o Ensino Superior

Estás a ficar em stress com a transição para o Ensino Superior?

  • Post category:Blog

O 12º ano está quase a terminar e estás a começar a ficar ansioso, não só por causa da aproximação dos exames nacionais mas também com a transição para o ensino superior?

Esta transição acarreta muitas mudanças (instituição de ensino, novos colegas, talvez nova cidade/alojamento, etc.). Por um lado é animador porque sentes que vais começar uma nova etapa, mas por outro pode tornar-se assustador porque não sabes se entras onde desejas, se te vais adaptar a esta nova etapa da tua vida, entre outras preocupações…

Todas as transições apesar de por vezes desejadas custam, estás a caminhar em direção ao desconhecido, e pode tornar-se avassalador.

A Bioplus vai dar-te algumas dicas de como tornar esta experiência de transição mais pacífica:

Procurar Informação e Preparares-te

Estares informado pode resolver a maioria das tuas dúvidas. Podes consultar sites/blogs que abordem estas questões relacionadas com o ingresso no ensino superior. Consulta o blog da Bioplus, lá encontras temas como Dicas para te adaptares bem ao 1º ano de faculdade, Sites úteis para decidires que curso seguir, entre tantos outros conteúdos relacionados. Procura ainda seguir redes sociais das universidades e aderir a grupos no facebook para esclareceres dúvidas que tenhas. No site “Forum Estudante” para além de te deparares com diversas informações sobre o ensino superior, podes encontrar ainda testemunhos de jovens sobre as suas experiências académicas.

Socializar

O convívio permite que te mantenhas animado, sintas emoções positivas e soltes boas gargalhadas. Relacionar-te com as pessoas de quem gostas e confias, pode assim ajudar a aliviar a pressão que sentes ao partilhares as tuas preocupações e sobretudo a apreciares momentos de descontração. Em tempos de pandemia mantém as devidas regras de segurança (distanciamento, máscara) ou utiliza as redes sociais.

Lazer

Procura equilibrar o tempo de estudo e de lazer. Tens tempo para tudo! As provas de ingresso são muito importantes, no entanto é fundamental descomprimires. Aproveita para fazeres algo que gostas e aprecias, como ler, ouvir música, praticar exercício, fazer videochamadas com os teus amigos, entre outras atividades prazerosas. Estes momentos irão até ajudar-te a sentires-te mais capaz no tempo de estudo.

Mindfulness/Técnicas de Relaxamento

Estas técnicas ajudam a lidar com pensamentos intrusivos/ansiedade. A app Insigh Timer ou a Headspace são gratuitas e podem ser uma boa opção para quem quer aprender técnicas de respiração e relaxamento. Caso a ansiedade persista e sintas que está a afetar negativamente a tua vida, podes sempre procurar um profissional e partilhar as tuas inquietações/preocupações (procura profissionais de Psicologia através de centros de saúde, clínicas privadas, internet, etc.).

Estar conectado com os teus Objetivos e segui-los

É essencial ter-se consciência das escolhas que se estão a traçar para o percurso profissional. Existem jovens que se sentem angustiados/as neste caminho, por vezes por estarem a seguir uma opção que não é a sua, mas de alguém importante para si. Procura perceber efetivamente o que queres para o teu futuro e prossegue com os teus sonhos.

Rotinas de Autocuidados

Uma boa noite de sono (com pelo menos 8 horas), uma alimentação equilibrada e fazer exercício físico são boas práticas para mantermos a nossa saúde mental. Por isso, não te esqueças de cuidar bem de ti!

Esta transição nem sempre é fácil e todos a sentem de forma diferente. Por isso, procura perceber o que sentes e descobre o porquê das tuas preocupações para encontrares soluções. Experimenta e procura entender que estratégias resultam ou não contigo, para que possas diminuir o stress que sentes.