O método de ensino nas escolas começa a renovar-se!
Aspetos como a falta de interesse dos alunos por matérias escolares, ou o emergir de novas competências para o mundo profissional atual, têm motivado a comunidade educativa para uma aprendizagem escolar mais significativa, aliciante e útil para os desafios que estes alunos irão futuramente enfrentar.
A nível Europeu, está já a ser desenvolvido e implementado um método de ensino inovador, que propõe transformar as salas de aula tradicionais em Salas do Futuro.
A sala do futuro é um espaço flexível, dinâmico e tecnológico, onde a aprendizagem tem uma forte componente prática. É o próprio aluno a procurar e a descobrir o conhecimento, que depois aplica e partilha com os colegas, utilizando ferramentas tecnológicas, entre outras.
- Realiza projetos e experiências
- Resolve desafios e problemas práticos
- Trabalha em grupo e em cooperação, na sala e em relação com o exterior
- Articula conteúdos das várias disciplinas
- Integra conhecimentos da experiência e interesse pessoal
- Participa na sua própria avaliação e na dos colegas
- Partilha as suas aprendizagens com a comunidade
A função do professor na sala do futuro é orientar os alunos. Livre da tarefa de transmitir todo o conhecimento, ele está agora mais disponível para acompanhar e apoiar os alunos, de forma mais individualizada e ao longo de todo o processo de realização das atividades.
Estudos com a implementação deste método inovador revelam que este é eficaz na promoção de competências para o século XXI. Os alunos revelam progressos nas seguintes competências:
- colaboração
- comunicação
- aprendizagem autónoma
- pensamento crítico
- resolução de problemas
- criatividade
- literacia digital
O método tem sido muito bem aceite pelos alunos, e gerador de motivação para aprender.
Siga a Sala do Futuro nas redes sociais: facebook e instagram.