Depois de terem transformado o mundo profissional, as novas tecnologias estão agora a redefinir o caminho do ensino, tornando-o mais aliciante, personalizado e rico em competências.
Os dispositivos tecnológicos permitem que os alunos aprendam das mais diferentes formas (vídeo, imagem, áudio, tátil, realidade virtual…), combinadas com cativantes temas/ambientes de aprendizagem (interativos, personalizáveis, com personagens e animações…). Assim, é mais fácil construir atividades adequadas a cada criança, ao seu gosto, interesses e necessidades específicas.
Programas e aplicações permitem à criança saber no momento o seu rendimento; obter desafios que se vão adequando automaticamente ao seu nível e ritmo de aprendizagem; e ter sempre à sua disposição uma ampla gama de conteúdos digitais, de acesso fácil e intuitivo. Desta forma, ela é mais autónoma e ativa, podendo aprender como prefere e “ao seu tempo”.
A riqueza dos mais recentes softwares didáticos acompanha a criança no seu processo de criação, dando-lhe pistas, sugestões e ferramentas que alimentam e dão forma às suas ideias e objetivos, ajudando-a a concretizá-los. Por isso, são um valioso aliado ao desenvolvimento da criatividade.
Por fim, a versatilidade dos vários dispositivos (câmaras adaptáveis, robots, tablets…), e a possibilidade de transferir, integrar e editar a sua informação, torna-os também propícios a uma aprendizagem dinâmica e em projeto, interligando várias áreas, em contextos interiores e/ou exteriores, individualmente e/ou em grupo.
As novas tecnologias aplicadas ao ensino levam não só a que os alunos gostem mais dele, mas que aprendam mais e de forma inovadora, dando-lhes as competências necessárias para o século XXI.